terça-feira, 11 de setembro de 2012

Como avaliar um jogo?

Bom dia pessoal!


Todos sabemos da importância dos jogos para auxiliar na aprendizagem, inclusive, ja postei aqui algumas sugestões de jogos.  O post de hoje é uma dica de alguns critérios que podemos usar para avaliar softwares que gostaríamos de utilizar. 

Bom, como material que poderá nortear a avaliação de um software educativo uma boa sugestão que tivemos hoje na aula de tecnologias aplicadas à educação foram os critérios estabelecidos pela equipe de mestrado em educação tecnológica do cefet-mg. segue o link para acesso: Critérios de avaliação.
Espero que essa sugestão possa ajudar a termos uma prática mais significativa com o uso da tecnologia nas atividades pedagógicas.

Pensando nesses critérios, selecionei um jogo na web e o avaliei. 
O jogo que eu avaliei é este aqui. 


Para ver a avaliação que eu fiz deste jogo clique em mais informações.
Beijos, e bom trabalho para todos nós!



Categorias:

Interação aluno SE professor -
Facilidade de uso: Pensando no aluno da Ed. Infantil o jogo possui facilidade de uso, pois consiste em contar as caixas e arrastar o numeral correspondente à quantidade até o caminhão.

Recursos Motivacionais: Neste aspecto o jogo é falho, uma vez que quando o jogador acerta ele não o parabeniza, o caminhão apenas sai, o mesmo acontece em caso de erro, nada acontece, o jogo não “comunica” ao jogador que ele não acertou e tenta motivá-lo a continuar com mais atenção. O jogo também não possui níveis de dificuldades, então ele se torna cansativo e repetitivo conforme vai avançando o tempo de uso.

Adequação das atividades pedagógicas: O jogo é interessante para relacionar algarismo à quantidade, pois permite que a criança visualize bem as caixas que estão em cima do caminhão, contudo não “corrige” e nem demonstra quando a criança erra, permitindo que ela perceba seu erro e aprenda com ele.

Adequação dos recursos de mídia à atividade pedagógica: O recurso de mídia auxilia, uma vez que permite que a criança “carregue” o algarismo até o local indicado, e o fato do caminhão sair para a entrega torna o jogo atrativo, em partes.

Interatividade Social: O jogo não permite interação entre as crianças e entre professor e aluno, pois a criança joga sozinha, apenas conta as caixas e relaciona a quantidade ao algarismo correspondente.

Favorecimento do papel do professor como facilitador: O professor poderá auxiliar o aluno no caso de que a criança ainda não assimilou determinada quantidade ao numeral.

Fundamentação Pedagógica – O jogo não possui nenhum tipo de fundamentação pedagógica, no início ele dá uma pequena instrução sonora de como jogar. Durante o jogo ele não vai dando instruções ao jogador. Contudo ele vai além da simples contagem, ele já avança para o conceito de relacionar quantidade ao numeral, e assim, ajudar a construir o conceito e número.

Conteúdo - O Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil estabelece os conteúdos que as crianças devem assimilar, entre eles está a construção do conceito de número, contudo o RCNEI atenta para que esta aprendizagem não se dê apenas de forma restrita à memorização, repetição e associação. A crítica ao jogo entra nesse sentido, que o mesmo estagna na repetição. Contudo é importante ter claro que o jogo é apenas uma ferramenta e associado a práticas concretas em sala de aula pode sim ser uma boa ferramenta, se utilizado na medida certa e que o professor tenha os objetivos bem definidos.

Programação – O jogo está hospedado em um site da internet, então não precisa ser instalado previamente na máquina, contudo é necessário que se tenha uma conexão boa com a internet.

Facilidade de uso – No caso de a escola já possuir conexão com a internet tal atividade não acarretará nenhum tipo de custo a escola, a menos que o site não esteja fora do ar ele poderá ser acessado a qualquer momento, o que não compete a escola ter que efetuar algum tipo de manutenção nos softwares.


Avaliação final:
Pensando em todos os critérios e em alunos da educação infantil, o jogo em questão é sim uma proposta interessante, salvo alguns detalhes. O professor precisará ter um trabalho associado ao jogo, tanto prévio quanto posterior, pois o mesmo exige que o aluno conheça os numerais e consiga realizar contagem, mas ele não avança, então aí a necessidade de um trabalho concreto posterior. O professor tem sempre que lembrar que os jogos são apenas uma ferramenta, que permitem uma abordagem diferente da que os alunos já estão acostumados em sala de aula, e desta forma não deve se caracterizar como objetivo único de aula.

Um comentário:

  1. Que bom que você disponibilizou os critérios também, Rafaela!
    E a propósito, sua avaliação ficou bastante consistente. Oferece um bom suporte para quem se propõe trabalhar com o jogo.
    Grande abraço!

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