terça-feira, 4 de setembro de 2012

Aprender e brincar, na internet!

Bom dia pessoal!

Na internet temos diversas possibilidades de jogos, alguns intitulados como educativos não tem nada de educativos se não o nome. Então, se você pensa em aliar a internet à suas aulas é preciso muito tempo para pesquisar e preparar as atividades. É importante que os jogos sejam complementares aos conteúdos que estão sendo trabalhados, para que o jogar não seja apenas para "matar tempo" e de fato acarretarem ganhos no processo ensino-aprendizagem.
Bom, para dar algumas dicas, vou postar aqui alguns links de sites que trazem propostas legais de jogos.
O primeiro deles, é o site do Banco Central. Eu achei a proposta super interessante, pois muitas vezes levamos para a sala de aula aquelas miniaturas de dinheiro, seja para trabalhar noção de quantidade quanto para apresentar aos pequenos o que é dinheiro, apesar de hoje em dias eles saberem muito bem o que é isso (rsrsrs). O site é divido em áreas, possui um layout chamativo e de fácil acesso. As áreas do site se dividem em: Moedas do mundo; Visita virtual; Pesquisa Escolar; Galeria Virtual; Brindes; Fale Conosco; Jogos e Bancos Centrais. Além das possibilidades de jogos, o site é bem interessante pois permite uma gama de enfoques, podendo ir desde a história até a matemática!
No botão de jogos você pode testar sua memória com cédulas brasileiras ou com as bandeiras de vários países. E ainda dá para montar quebra-cabeças. Eu aqui vou destacar o jogo das Torres de Hanói, pois ele permite que a criança pense sobre quantidades e estratégias, para isso além do conhecimento sobre maior e menor o pequeno precisa ter pensamento lógico. É importante que o professor se atente quanto a idade para qual será sugerido o game. Este é bem interessante para alunos do Ensino Fundamental - Séries Iniciais.



Para visitar o site do Banco Central clique aqui.
Para ir direto para o jogo sugerido:  Torres de Hanoi


Para a Educação Infantil temos muitas opções também, mas precisamos nos atentar se o jogo vai de fato acrescentar algum conhecimento para as crianças.
O site Universoneo tem algumas possibilidades de jogos, mas é preciso que o professor pesquise antes para analisar, pois nem todos são de fato interessantes.

Site  Universoneo

Se vocês quiserem ver mais dicam é só visitar os blogs da  Ana Paula e da Daniela

Beijos, e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário