terça-feira, 2 de outubro de 2012

Passeios pela web

Com o advento da tecnologia uma ferramente muito interessante são as visitas virtuais!
No caso, a proposta de hoje é sobre visitas virtuais a museus. Algumas instituições já dispõem desse recurso, em Belo Horizonte por exemplo, existem o Museu de Artes e Oficíos e o Oi Futuro.
É essencial que essas visitas virtuais sejam aliadas a vista ao espaço físico, é importante lembrar que o contato direto é de extrema importância, pois podemos ter noções mais corretas sobre espaço, cor, textura, entre outros elementos.
Trabalhar com crianças da Ed. Infantil em espaços como museus requer um trabalho significativo. 
Uma dica bem interessante é conceituar o que é esse espaço (O site do ministério da Cultura tem um texto interessante que pode ser trabalhado com os pequenos. Clique aqui para lê-lo), uma vez que requer da criança uma postura diferenciada, um olhar direcionado, etc.
A sugestão de proposta de trabalho em um museu de BH seria com o Oi Futuro, pois ele é um espaço bem atrativo e interativo, onde as crianças podem tocar e participar de algumas exposições.
A proposta se pauta em torno da interdisciplinariedade, pois lá no museu as crianças podem ter contato com objetos ligados à tecnologia desde os bem antigos até os mais recentes. Podendo assim integrar disciplinas de história, geografia, entre outras.
Outro aspecto relevante é sobre a relação com a Arte. A instituição disponibiliza 32 projetos, de produtores mineiros e de outros estados, que vão do teatro à música, passando por dança, palestras, festivais e seminários.

Aproveitando o assunto, um espaço virtual extremamente interessante é o  Google Art Project que permite a visita virtual a diversas galerias de Arte espalhadas pelo mundo, basta que você entre na opção collections e escolha a galeria a ser visitada, você tem a opção da visita ao museu ou a vizualização das obras, ambas as opções são interessantíssimas! 

 
 








O site permite diversos tipo de intereção e demanda muito tempo de acesso para dominar bem os espaços, por isso, bom passeio a todos!!!!!
 Visite o  Google Art Project: http://www.googleartproject.com/.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário