sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

É hora de planejar!

Fim de ano está aí, e com ele, chegam todas as obrigações para o ano de 2013.
Todos sabemos que agora é hora de começar a planejar o próximo ano.
Bom, minha graduação está fresquinha, acabei de me formar em Pedagogia, mas como as aulas de didática da melhor professora que um aluno de Pedagogia poderia ter tido, queridíssima Lêda, foram a mais tempo, lá para o meio do curso, é necessário rever, para relembramos esses conteúdos que são muito importantes para nós!
Então, como a finalidade desse blog é colocar algumas ideias, a dica de hoje é que estudemos, pois o Pedagogo deve estar em constante formação!

Vamos lá então! Rsrs 

A função da educação deve ser a de formar cidadãs e cidadãos que não são parcelados em conhecimentos estanques e em espaços isolados.
Assim, conteúdos não devem apenas ser relacionados às disciplinas ou matérias tradicionalmente conhecidas. 
Pensando em uma perspectiva de ensino-aprendizagem integral, considera-se os conteúdos além das capacidades cognitivas, pensando também nas capacidades motoras, afetivas, de relações interpessoais e de inserção social.
Para tal, existem diferentes objetivos,e  com eles, diferentes metodologias de trabalho, de acordo com o objetivo a ser alcançado.
Os três tipo de objetivos são: Conceituais, atitudinais e procedimentais.

Conteúdos Conceituais: estão relacionados com os conteúdos propriamente ditos, e dele ramifica-se os conteúdos factuais, ou seja, os conhecimentos relacionados aos fatos, acontecimentos, dados, nomes e códigos.
Conteúdos Procedimentais: envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para a realização de um objetivo, aquilo que se aprende a fazer, fazendo, como: saltar, correr, escrever com letra cursiva, cozinhar, etc. Podem ser chamados de regras, técnicas, métodos, destrezas ou habilidades.
Conteúdos Atitudinais: podem ser agrupados em valores, atitudes e normas. Dentre esses conteúdos podemos destacar a título de exemplo: a cooperação, solidariedade, trabalho em grupo, gosto pela leitura, respeito, ética, entre outros. 

Bom, espero que esse resumo tenha ajudado um pouco a relembrar alguns detalhes.
Bom descanso e boas festas!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário