quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bom dia!!!

Hoje é dia 22 de Agosto e nesta data comemoramos o Folclore.


Bom, de acordo com o site http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
Folclore é: "um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país."

O ponto que eu gostaria de destacar hoje é a forma como os professores trabalham o Folclore em sala de aula.
O Folclore acima de tudo é a nossa cultura, e nós, como professores devemos promovê-la durante o cotidiano escolar. Na sociedade midializada e globalizada que vivemos hoje acabamos por tomar como nossa a cultura de outros países e acabamos por deixar de lado a nossa.
Então, o dia e hoje é importante sim, mas é preciso mais do que isso, é preciso que resgatemos nossas brincadeiras, nossas histórias, nossos costumes, nossas festas, enfim é preciso uma revalorização da cultura brasileira.

Fica a dica!
Beijos, Rafaela.

terça-feira, 21 de agosto de 2012




Bom dia!!!!


Este blog surgiu a partir de uma proposta de atividade da disciplina Informática aplicada à Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Puc Minas, no segundo semestre de 2012.
Aqui eu irei postar dicas de filmes, livros, textos.
Postarei também algumas informações a respeito da temática sexualidade infantil, tema este que é o foco da pesquisa de TCC do meu grupo.

Bom, espero que todos gostem!!

Beijos, Rafaela Franco.